Placa SIS solução aceitável para Ubuntu, Xubuntu, Kubuntu, Linux Mint,entre outros...



Olá... Pois então... Olha quem está aqui de novo para falar de Linux??? To quase resolvendo criar um blog só pra falar de Linux... ksopaokspoas

Então. Agora vamos a pequena historinha...

Eu tenho um segundo notebook, que é mais velhinho... Um Positivo Mobile Z76+... É uma boa marca, mas as vezes as escolhas de hardware só veem para dar dor de cabeça para o usuário... E é esse nosso caso, o problema da resolução baixa com as placas SIS. kospaksopa

Eu tinha instalado o Xubuntu 13.04 pois queria um SO simples e leve. E realmente ele é. Mas ai veio o problema da placa de vídeo e eu fiquei procurando soluções e nenhuma delas funcionou... Na verdade o máximo que eu consegui foi estragar com a instalação que eu tinha do Xubuntu.

E por esse motivo resolvi testar o Linux Mint no computador. E novamente veio o problema da placa.... Ok, qualquer distribuição do Linux que eu tentar instalar nesse computador irá dar esse problema de ter a resolução baixa.

Até que finalmente eu consegui resolver esse problema.

Vamos aos passos que fizeram esse problema ter fim:

1º Passo: Baixar o arquivo "Xorg.Conf" (vai vir com um nome estranho, renomeie para "xorg.conf", sem as aspas, claro). Escolha um dos links abaixo:

xorg.conf vesa especifico sis 671/672/771 1280x762


xorg.conf vesa especifico sis 671/672/771 1280x762 (link depositfiles)

(Links atualizados)

2º Passo: Abra o Terminal e abra o gerenciador de arquivos como root... (Exemplos: No Ubuntu: "sudo nautilus"; No Xubuntu: "sudo thunder"; No Linux Mint: "sudo caja"...) E entre na pasta /etc/X11/

3º Passo: Possivelmente já terá um arquivo chamado "xorg.conf", renomeie como "xorg.conf.old". Depois de ter renomeado ou caso não tenha um arquivo com esse nome, só precisamos copiar e colar nesta pasta o arquivo "xorg.conf" que nós baixamos e renomeamos no passo 1.

Reinicie o computador. Caso ainda não apareça a nova resolução, reinicie novamente. As vezes o sistema não leu direito o arquivo na primeira vez. rsrs

Bom. Espero que tenha dado certo pra você. Pelo menos deu certo pra mim... ;D
Achei essa solução neste post desse blog: http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2010/09/solucao-definitiva-2d-sis-671-ubuntu.html Só coloquei em uma linguagem mais simples... ^^
ORIGINALMENTE POSTADO NO BLOG Diário do Marcos!
Placa SIS solução aceitável para Ubuntu, Xubuntu, Kubuntu, Linux Mint,entre outros... Placa SIS solução aceitável para Ubuntu, Xubuntu, Kubuntu, Linux Mint,entre outros... Reviewed by Marcos Dias Meneghel on 21:33 Rating: 5

14 comentários:

  1. Segui todo o tutorial descrito aqui, e o resultado foi excelente, a resolução melhorou 100%, recomendo a todos. Parabéns ao Marcos, esse é um super tutorial.

    ResponderExcluir
  2. 100 % tenho o mesmo note :P sera que esse xorg tbm funciona no mac ?

    ResponderExcluir
  3. Você tem o mesmo note? ksoaksop Que coisa. :D Ixi ai vc me pegou, já que nunca tive contato com mac. :S

    ResponderExcluir
  4. Valeu mesmo amigo segui suas recomendações e deu tudo certo no Ubuntu 13.10 e estou com a resolução de 1280x768 excelente tutorial e fácil de entender parabéns continue assim fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que foi útil. Obrigado ;D

    ResponderExcluir
  6. Olá como faço para deixar uma resolução ainda maior tipo 1366x768 ou maior.?

    ResponderExcluir
  7. Amigo vc realmente me ajudou muito, está com dor de cabeça com a resolução do monitor do meu notebook. OBG

    ResponderExcluir
  8. pra resolução 1280x800? ainda não tem jeito?

    ResponderExcluir
  9. De fato, essa sua dica me ajudou muito! Eu havia procurado em vários blogs, porém nenhum que encontrei foi capaz de resolver meu problema de baixa resolução. Muito obrigado pela ajuda! :D

    ResponderExcluir
  10. Cara, essa foi a única dica útil que achei para melhorar a resolução, contudo, o desempenho do meu notebook ficou bem lento. Aconteceu isso com mais alguém? Bom, esse notebook "velhinho" em que instalei o Ubuntu tem 6 anos. Acham melhor eu instalar o Xubuntu?

    ResponderExcluir
  11. Talvez seja interessante pra você instalar o Lubuntu, uma distro mais leve que o Xubuntu. Tenta e conta pra gente. :)

    ResponderExcluir
  12. Depois de 3 dias seguidos na net atrás de uma solução, finalmente encontrei uma que resolveu meu problema. Muito obrigado, não tem noção do quanto me ajudou. Resolução em 1280x768 no ubuntu 14.04. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo tutorial. Me ajudou muito. MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir